Blog

RPG FOCADO #1

28/09/2014 12:40

 

    O RPG focado é uma das series que estou colocando aqui, não tinha nome por qué ainda não era focado, como assim focado? Veja: 
            Todo o RPG é dividido em partes! Então aos poucos falarei sobre essa parte e como se pode adaptar ela na educação, é como montar um corpo humano: Cabeça, tronco e membros.
            Começaremos focando em:  

FICHA

    O conceito de ficha é algo simples: É onde está todos os dados do personagem. (No caso aluno) é como um "histórico escolar". É ao meu ver o passo mais importante a ser dado e decidido, uma ficha não se faz sozinha, ela é feita em conjunto com o sistema que são as regras. Depende muito do seu projeto usando o rpg para o tipo de ficha e sistema que irá escolher. Vamos parar de só falar e vamos a pratica:


                                                                    www.coisinhaverde.com/mightyblade/download/ficha11.jpg

Essa demonstrada é uma ficha do sistema para jogos medievais em rpg Mighty Blade 2. Tudo que nela tem interage com o sistema o qual falaremos em outra focagem (não sei se essa palavra existe). Mas da para ver partes que podem ser comuns a MUITOS rpgs, inclusive a educativos a quais podem criar. Por exemplo, a parte pessoal. (Vou analisar essa ficha para ter uma ideia )

Na parte pessoal temos:
Nome: Onde a pessoa coloca o nome do personagem.
Jogador: Nome real da pessoa.
Raça: No caso a raça a qual o personagem pertence. ( Neste caso existem algumas clássicas como Orc, Minotauro, Humano, Elfo... )
Classe: No mundo real seria como uma profissão ou no que se é bom. Aqui da para fazer vários links o qual ainda falarei nesta postagem.
Nível: É o quão de progresso esta o personagem.
Motivação: O que faz o personagem seguir em frente. (Tó sentindo que teremos que ter outra postagem sobre Ficha kkkk).

Agora vamos focar em classe:

Uma ideia que tenho é a seguinte: Ao inicio das atividades com sua turma em seu sistema, passe um teste. Neste teste deve conter noções básicas de todas matérias e coisas optativas como o achar do aluno. Exemplo: Qual sua(s) Matéria(s) predileta? Etc... com isso pode começar a montar a ficha dos alunos. Um aluno bom em química pode ser um Alquimista(classe que é o químico antigo hehehe), bons em esporte podem ser guerreiros, bons em física arqueiros, bons em biologia druidas(Classe que meche com as forças da natureza), bons em português escribas, bons em historia aventureiros ou escudeiros e assim vai. 

Focando no nível:

Ao meu ver o nível pode chegar a substituir a nota ou parte dela. Se até o final o aluno conseguiu nível 10, ele conseguiria a nota máxima. Existe uma escola de sucesso fictícia que demonstra bem isso! Lá existem as provas normais, porem as "casas" competem entre si, já sabe a qual estou falando? Sim isso mesmo Hogwarts.

                                               http://img2.wikia.nocookie.net/__cb20120128145344/harrypotter/images/b/bd/Dhogwarts.jpg

A famosa escola de Bruxaria e feitiçaria da coleção de livros de Harry Potter. No caso delas essa nota de casas, não conta como critério para passar de ano, porem é super importante e muito focada como uma disputa intercolegial por exemplo

As outras partes do pessoal não vejo muita importância no momento.

No próximo RPG FOCADO: 

Atributos: Como definir, para que servem, rolando dados. =D

Abraço e comente caso gostou e caso não gostou também. 

 

 

Espaço Tempo - A fronteira final?

25/09/2014 13:32

                                       
(ALGUNS LINKS: Telegrafo | Código morse )


Nota: Desculpe a demora, achei que tinha publicado mas só salvei. Abraço.

POSTAGEM DUPLA DE UMA!!!

23/09/2014 14:59

    Como falei ia tentar compensar, então hoje falaremos de Cibercultura e RPG já que seriam os tópicos da postagem da semana passada. Só que como estarei falando dos 2, então vou fazer sempre referencias! Bem vamos lá.

    Primeiro: O que é Cibercultura? Você vive nela e não sabe? Veja o vídeo e comprove que vive sim!!! 

 

    Mas o que tem haver a cibercultura e o RPG? Bem gente, a ideia é a seguinte, rpg vocês que acompanham já sabem o que é, os que não voltem umas postagens e vejam. Então o rpg não se limita ao físico e presencial, existe diversos meios de jogos de rpg's online. Vai alguns caso queiram saber:
Browser RPG, Fórum RPG, MMORPG (Famoso), RPG de mesa online ( Dai venho a destacar 2 programas que uso, um é o RRPG e o outro o RPG 2ic vamos falar um pouco mais a frente ) 

    Como falamos de Cibercultura, o rpg está intrinsicamente ligado a ela! Principalmente online! Por exemplo, os MMORPG estão virando uma cultura de massa, mesmo que nem todos tenham acesso, muitos que tem já um dia jogaram algum tipo de rpg mesmo que não soube-se que a sua origem foi o rpg. Existem vários famosos, mas quero voltar a falar do RRPG e do RPG 2ic os quais não precisam de recursos grandiosos para serem utilizados.

 

 
www.rpgonline.com.br

 

RRPG Firecast – RPG de mesa online
  O que é? (click no link e descubra)

 

    Bem... ai estão alguns links e algumas imagens só ir clicando e vendo, e o que quero linkar deles com a cybercultura. 
        
    O primeiro principio do rpg é ser, ao mínimo, não chato para aqueles que jogam, então existem infinitas formas de jogar, entre elas em cenários futurísticos e atuais. Estas formas utiliza 100% da cibercultura, fala de Hackers, falam da globalização, falam de tudo que tem haver com o tema. Claro sempre de forma a qual chega a uma diversão através da interpretação. Mas para não ficar chato, jaja veremos um vídeo a mais! Porem antes do humor, vejamos uma entrevista, um grande geografo que ganhou vários prêmios e foi professor da UFBA e também da USP. Milton Santos que da uma entrevista para Jô Soares e foquem na parte que falam de educação, onde ele diz: “...Tudo deve ser ensinado como um grande enredo...” 
 

 

 

Jô Soares entrevista Milton Santos from Nina Santos on Vimeo.

 

 

    Agora um vídeo que é o primeiro, tem 4 ao total e pelo visto estão fazendo o jogo deles, é um clássico rpg plataforma já que o personagem vai melhorando e evoluindo com o tempo. Vejam e boa diversão. (Quer mais Cibercultura que essa interatividade? Abraço e até a próxima gostou comenta, não gostou comenta também.)

 

 

 

 

 



 

Projeto Ideologia RPG

14/09/2014 22:43

                Como disse ia trazer algo diferente, vim trazer uma ideia que venho vendo se espalhar e até mesmo minha pessoa pensou bastante nisso. É o seguinte. Alunos e jovens em geral não gostam de estudar em sua maioria, inclui também fazer tarefas diárias, mas quando isso se locomovo a jogos eles fazem e aprendem que nem sabem que aprenderam. Mas quando o jogo é educativo, eles já olham torto né? eheheheh... por isso creio que o RPG seja uma boa ferramenta para isso, nesta primeira postagem irei colocar um pouco sobre o que é o RPG, origem e como pode ser usado genericamente. 


                Então... O QUE É RPG?

 
                        Veja esse video e entenda que não é a unica pessoa que possa nao saber o que significa: 


                        Primeiro o que é:
                        



                        E veja as suas possibilidades:
                        
 
 

                E ai, como devemos aplicar? kkkk... bem agora vem minha principal ideia:
                
                Aplicar isso em sala de aula!!! 

                Bem, mas realmente voltado ao aprendizado! Como assim? Bem... essa postagem acabou. Falarei mais na próxima, espero ter se interessado.

                Abraço, gostou? Comenta, duvidas? comenta, não gostou? Comenta! 

                

                

 

Espaço para o velho

10/09/2014 22:04

     Bem, olá novamente, mais um post né? Aos poucos novidades e novidades mas vamos focar no que quero dizer, veja:


        Tem lugar para o velho no mundo de hoje?

            Não digo em relação a politica exatamente, mas aos pensamentos, quero saber se pessoas com o pensamento "antigo" podem se fixar no mundo atual? Minha opinião é sim! Eu me considero antigo em vários aspectos. Pera, não entende? Vou explicar:

            Uma coisa antiga e que muitos jovens discordam é traçar planos para a vida. Por experiência própria que fiz um plano (claro flexível), mas tenho uma meta! Talvez mas para frente diga, nao agora. Muitos pensam: “Nem sei se to vivo amanha!” O mundo ta imediatista! Hoje, agora, neste exato momento, é tudo muito rápido. Isso reflete em todas as áreas. Vamos escolher uma? Depois testem com outras.

            Área: Namoro.
                - Antigamente: Para namorar era quase casório e separar chegava a escândalo.
                - Hoje: Facebook: Status do relacionamento> Namorando!  | 1 semana depois | Facebook: Status do relacionamento> Solteiro(a).

            Bem, pelo que vi, e acho que alguns de vocês também. É uma loucura a velocidade em que as informações chegam e até onde vão! Existem diversas redes sociais, mas vou focar no facebook porque eu pessoalmente uso muito. E por isso colocarei 2 vídeos aqui para verem, um de 2011 e outro deste ano. Vejamos, sobre relacionamento via redes sociais, o segundo é especifico do face. 

            Vejamos esse vídeo o qual fala de rede social e relacionamento vindo dela (É meio antigo é curto vale ver =D)
            E o segundo é mais para rirem que é bom também. ( Fala sobre complicações desta velocidade de compartilhamento da própria vida pode fazer )

 

 

 



 

Viram que o primeiro pergunta: Relacionamentos online/virtuais podem dar certo?
Creio que sim assim como existem casos comprovando.

E o segundo é uma sátira de como o novo ambiente virtual facebook faz as pessoas mudarem comportamentos e os adaptarem. Sempre e sempre coisas novas. muito rápido.

 


Gostou? Comenta e participa. Não? Diga por que para melhorar.

A é... uma novidade, que vou trazer, infelizmente ainda não hoje, mas vou colocar uma sessão de uma ideia que estou tendo sobre formas de implementar jogos na educação. ( Na verdade é um estilo de jogo logo saberão ). Abraço.

 

E agora, aluno?

03/09/2014 21:24

    
 

    Este post não responde nada, por isso se estiver procurando respostas, esse não é o lugar, pelo menos não nesta postagem. Por toda via, fique e veja, deve ser interessante, vejamos o angulo do professor perante a uma sala, mas toda a sala é igual? 


    Em uma sala temos que contar com todo tipo de aluno, nenhum é igual ao outro! Cultura, credos, níveis, velocidade de aprendizado. Mas no momento quero falar do que alguns chamam de nivelamento. 

    Então, você como aluno, já pensou porque em alguns locais como cursos técnicos (caso já tenha visto) existe teste de nivelamento? Para um professor é extremamente complicado dar aula a uns e deixar estudantes para trás, pelo menos para os bons professores! Então alguns aplicam teste de nivelamento para testar seus conhecimentos anteriores. Já ligou algo com a primeira "blogada" que coloquei? Isso, ai mais uma qualidade de um teste ("prova"), ação rápida sem precisar acompanhar, voltemos e com um exemplo: Pegue por base que um professor da segunda serie (fundamental) pegou uma turma de 20 alunos e aplicou um destes testes e constatou que somente 5 alunos sabiam ler e escrever. O que fazer? Então aluno o que fazer? Quais possibilidades? 

Vou deixar umas dicas no ar, de alguns assuntos que podem ajudar a pesquisar melhor sobre o tema. Pois não se pode ver esse tema como consertar ali o problema, pois não é só ali o caso. Vem todo um histórico de aprendizado e de condições de escola/sociedade oriundas não só, mas principalmente das politicas publicas. Bem como disse, o post nao tem respostas, só pergunta a um aluno:

E agora aluno?

Abraço, Deixe sempre seus comentários e talz, veja sempre as notivias e logo logo mais novidades como outros blogs que estão sendo desenvolvidos paralelos a esse com os links por aqui. Até a próxima.

A é, algo aqui algo que tem haver, mas tambem uma critica aos metodos arcaicos de ensino, que foi dado uma pincelada através do primeiro artigo:



Não sabe inglês? https://translate.google.com/












 

Para que?

28/08/2014 00:10

    

Para que?

 

    Por que causa, motivo, razão ou circunstancia (Professor girafales) fazemos uma PROVA?


    "Sempre" dizem que é: Para testar os seus conhecimentos sobre o assunto!
    Enquanto isso ainda me pergunto, levando ao meu caso, eu consigo ensinar a fazer algo, mas não consigo fazer, eu tiro nota baixa, e quem ensinei nota alta. Eu não sei o assunto? É estranho pensar assim, mas penso viu. Já aconteceu comigo 2x. Hehehe. Bem, mas voltando ao assunto, como se sente? Acha que uma prova pode lhe avaliar por completo domínio de algo? 

    Casos mostram que humano é falho, e se no dia da prova estiver mal? Se você que estudou como um condenado durante um ano como exemplo do enem, chegou na hora, sabendo TUDO, ensinou a varias pessoas até! E tirar nota baixa pq estava com dor de cabeça de nervoso? 
    E as vantagens da prova? Tem não? Pense ai, vou falar algumas, quero ver quantas conseguimos achar:
        1- Sorte. Uma prova de múltipla escolha pode contar com a sorte. Ou quando cai exatamente o que estudou.
        2- Pode conseguir fazer boa prova estudando 1 dia. ( É falho, mas pode conseguir sim, ainda mais se juntar o fator 1 ).
        3- O resto é com vocês Sei que têm vários motivos.

    O Leonardo e se não for prova, o que seria?

    A Ms. M, como diz um professor da UFBA. Dai vem a avaliação extensiva. (existem outras? existem, Querem trazer? Tragam, vamos debater =D). 


    Mas falando desta especificamente existem vantagens e desvantagens também. Vejamos qual é a vantagem pode dizer? Vou da um espaçamento enquanto pensa, mas antes deixa eu falar o que ela é né? kkk 
    Ela é um tipo de avaliação que são visto aspectos do conhecimento durante todo um percursos e avaliado o individuo no mesmo. (Preparado para pensar? ok? agora os espaçamentos!)













Só tó passando nem prestem atenção, continuem pensando.


















    Minha opinião é: Em vantagens tem algo que ameniza a ideia da falha humana, pois serão vários dias trabalhando ideias e avaliando a pessoa durante todo o percurso como se comporta perante elas e como as utiliza!
    Em desvantagem coloco o estresse de estar todo dia sobre pressão de avaliar-se, não o outro, mas tu mesmo estar se avaliando, se policiando para não errar. A prova também tem tão pressão, mas dai varia de pessoa para pessoa. 


    Então? Para que? Qual escolhe? Comente! Isso ajuda sempre a crescer o blog e a incsentivar a todos, não só a mim!

 

<< 1 | 2

Esse comentário é para falar da estrutura e o que acha do blog em geral, para comentar uma postagem (publicação) especifica aperte no título e comente.

Também pode deixar seu comentario pelo face, qualquer comentario será lido.

Comentários:

Nenhum comentário encontrado.

Novo comentário

Comentários:

Nenhum comentário encontrado.

Novo comentário


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!